link-home      link-webmail

Notícia


01/11/2013

Cerveja e futebol: para matar a sede de gol, uma gelada é a pedida

  • No Santo Paulo, bar que fica dentro do Estádio do Morumbi, você assiste a partida à beira do campo, mas só pode beber antes e depois do jogo

    No Santo Paulo, bar que fica dentro do Estádio do Morumbi, você assiste a partida à beira do campo, mas só pode beber antes e depois do jogo

Amantes de futebol têm seus rituais em dias de jogos. Entre a camisa da sorte e o santinho na carteira, a cerveja gelada é a companheira indispensável dos torcedores na hora da partida – assim como antes e depois dela. A bebida tornou-se um ícone social que não pode ser deixado de lado em confraternizações, o que inclui os grandes eventos esportivos no Brasil e no mundo.

Na Inglaterra, país que inventou o futebol, torcedores reúnem-se em pubs para assistir aos jogos, comemorar resultados e apreciar algumas Ales, as cervejas de alta fermentação que são preferência nacional. Na Alemanha, outro país apaixonado por este esporte e onde a cerveja faz parte até do café da manhã de muita gente, não faltam copos cheios dentro e fora dos estádios.

A cerveja é hoje proibida por lei nos estádios brasileiros, ponto que inclusive adiou a aprovação da Lei Geral da Copa de 2014 algumas vezes. Por conta disso, aqui o encontro festivo da bebida com o futebol acontece mesmo nos bares que transmitem as principais partidas. Melhor ainda se o ambiente for inspirado na história do esporte.
 
Longe dos gramados, o bar São Cristóvão funciona há doze anos na Vila Madalena, em São Paulo, como um templo do futebol, com mais de quatro mil itens de colecionador nas paredes entre fotos, autógrafos, reportagens e flâmulas. “Morei em Londres e frequentava os pubs de lá, que homenageiam os heróis ingleses na decoração. Decidi que ao voltar para o Brasil abriria um bar prestando homenagem aos nossos heróis, os jogadores de futebol”, lembra Leonardo Silva Prado, proprietário da casa e garimpeiro de relíquias futebolísticas.

Seja para matar a sede de tanto torcer ou para esquecer a tristeza da derrota, ter uma gelada por perto é sempre importante. O Artilheiros Bar, também na boêmia Vila Madalena, é decorado com camisas e capas de revista pelas paredes. Há telão com transmissão de jogos e, aos domingos, o cliente que narrar o gol do próprio time, ganha mais uma cerveja.

Cliente fiel quer transmissão garantida
A lealdade do torcedor não se volta apenas aos times e se estende também ao bar do coração, ou aquele que dá sorte nas finais. Há até quem tenha mesa cativa dentro do bar, diferencial oferecido pelo Santo Paulo, localizado dentro do Estádio do Morumbi. Lá é possível pagar anualmente pelo uso exclusivo de um lugar com vista para o gramado. Mas, se a vantagem do bar é assistir a partida à beira do campo, por outro lado a venda de cerveja não é permitida durante os 90 minutos de jogo.

Além de boa cerveja, um bar precisa garantir o serviço mais importante de todos para o fã do esporte: a transmissão da partida certa – e não a do time rival. Administrado pela Ambev, o O Torcedor, anexo ao Museu do Futebol no Pacaembu, exibe até quatro partidas ao mesmo tempo em 22 TVs espalhadas pelo local, agradando torcedores diferentes em um mesmo ambiente. A casa não abre, porém, nos dias em que há jogo no estádio.

Em função da dificuldade para encontrar a partida certa no bar certo, o administrador de empresas Álvaro Cunha juntou-se aos amigos e parceiros de bar Alexandre Grassiotto, Felipe Donatelli e João Bayma, e criou o site Futebares, que é atualizado a cada rodada com a relação de jogos que os estabelecimentos vão transmitir. “Pensamos que a nossa necessidade poderia ser a de milhares de pessoas que amam o futebol e também gostam de frequentar bons bares”, relata.

Segundo Álvaro, as casas estão dando cada vez mais atenção aos jogos e à temática do futebol como diferencial para conquistar os torcedores e torná-los fregueses. Já Prado acredita que os clientes fiéis do São Cristóvão são mais apaixonados pelo universo do esporte do que por seus próprios times. E pelo chopp, claro!



bt-voltar

newslleter

Cadastre seu email e receba notícias e novidades referente as nossas promoções.

localização


Rua Dr. Horácio, n° 30 59054-640, Lagoa Nova Natal/RN

Telefone: (84) 3213-2200 / 3613-0448 Útil Distribuidora © 2011 Todos os direitos reservados
Email: comercial@utildistribuidora.com.br